Internacional Africa Burkina Faso: Líder do golpe de Estado detido

Burkina Faso: Líder do golpe de Estado detido

O general Gilbert Diendéré, líder do golpe de Estado frustrado iniciado à 17 de Setembro, e responsável pelo sequestro do presidente interino, do primeiro ministros e outros dois ministros da Brukkina Faso está nas mãos das autoridades policiais daquele país.

Dois dias depois do ataque contra o quartel general do ex-presidente de  Bukina Faso, Gilbert Diendéré, foi entregue (esta quinta-feira) as autoridades jurídicas para responder pelos seus crimes.

A detenção do general, aconteceu pouco depois do primeiro-ministro interino, Yacouba Isaac Zida, declarar durante a cerimónia de abertura do ano judicial 2015-2016, que a detenção do general Gilbert Diendéré era uma questão de horas.

De acordo com fontes militares, mais de metade dos ex-soldados do Regimento de Segurança Presidencial (RSP), unidade composta por 1.300 homens dissolvida pelo Governo, já se renderam.

O general encontrava-se refugiado na Embaixada do Vaticano, alegadamente por temer pela sua segurança e da sua família antes de se pôr à disposição da justiça do Burkina Faso.

As violências ligadas ao golpe de Estado, resultaram em dezenas de mortos e mais de 200 feridos

Recomendado para si:  Israel retoma ataques em Gaza apesar do cessar-fogo

África 21 digital