Destaque Ministra da saúde faz balanço positivo sobre o primeiro semestre de 2015

Ministra da saúde faz balanço positivo sobre o primeiro semestre de 2015

Em discurso na segunda reunião bienal do comité de coordenação sectorial, ministra da saúde Nazira Vali Abdula, congratula os profissionais da saúde pelo trabalho desempenhado e pede o envolvimento de toda sociedade para a redução de enfermidades no país.

Segundo o plano de balanço do primeiro semestre de 2015, o sector da saúde consegui de acordo com a ministra da saúde, aumentara a cobertura das vacinações em crianças menores de 12 anos, aumentar a taxa de partos institucionais, elevar o número de criança que beneficiam do trav e também aumentar o número de profissionais que actuam no ramo.

Apesar destes avanços a ministra alerta, “são resultados encorajadores mais ainda temos grandes desafios, … para além de outros desafios do sector aumentou o número de doenças transmissíveis no quadro demográfico e epidemiológico, e essas funções transcendem as capacidades apenas do MISAU (ministério da saude)”, exige uma abordagem multissectorial e multidisciplinar pelo que, apela a participação dos sectores chaves, cuja a intervenção terá um impacto positivo sobre a saúde dos moçambicanos.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

A ministra saúda ainda, os profissionais da saúde pelo seu esforço em ajudar o povo, respondendo a missão de salvar vidas e no cometimento nas várias frentes de redução do peso da doença no país.

Este pronunciamento acontece, numa altura em que o governo moçambicanos, encontra-se bastante preocupado com o acesso á  unidades de sanitária, no que se refere a distancia destes com a população e a saúde materno infantil.