Destaque Em Maputo, “Viva 1 de Junho” não é festa para todas as...

Em Maputo, “Viva 1 de Junho” não é festa para todas as crianças

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Celebra-se hoje em todo mundo, o dia 1 de Junho, dia Internacional da Criança e, por ocasião desta efeméride, muitas crianças dirigiram-se ás suas escolas para que junto dos seus colegas, amigos e professores pudessem festejar e marcar o seu dia através de diversificadas actividades recreativas.

A nossa equipa de reportagem, saiu às ruas da outrora cidade das Acácias e, a olhos vistos, deparou-se com várias situações que em conversa com algumas crianças, deram-nos a entender que, de facto, o “viva dia 1 de Junho”, em Maputo, não é um dia de festa para todas as crianças.

Algumas delas não se lembravam se quer da data. “Hoje é… hoje… não sei, mas talvez é dia 25 de Abril”, disse Domingos, menino de 14 anos de idade, vendedor ambulante de maçãs. Quando questionado sobre o que gostaria que acontecesse de especial no dia 1 de Junho, Domingos respondeu, “eu gostaria de estudar, para hoje ir festejar com os meus amigos “.

Por sua vez, as poucas que se lembravam da data, não tinham como ir celebrar, pois, deviam estar a controlar as bancas nos mercados e, ou, exercer actividades que pudessem lhes dar algum rendimento monetário para comprar comida.

São várias as crianças que hoje, em condições normais deviam estar a celebrar com tamanha euforia o seu dia, mas, as condições de vida limitam-nas.

Deste modo, podemos afirmar que em Maputo, enquanto algumas crianças celebram o seu dia em meio de festa, passeio e brincadeiras, a mesma realidade  não se faz sentir para algumas crianças, pois em vez de se divertir, vão a busca de meios para sobrevivência e que vão garantir a sustentabilidade de suas famílias visto que são na sua maioria, responsáveis por tais.