O Sistema de Informações de Mercados Agrícolas (SIMA) do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, na sua visita aos mercados do país na semana de 23 a 30 de Março, constatou que de uma maneira geral, os mercados grossistas e de origem foram caracterizados por fracas entradas de produtos.
O destaque vai para os mercados grossistas de Maputo, Xai-Xai, Maxixe e Massinga onde o SIMA constatou que não houve registos de entradas de grão de milho branco, amendoim e feijão.
Este cenário deve-se ao facto de a maioria dos produtores estarem envolvidos na colheita dos produtos da campanha 2014/2015, por outro lado, começam a aparecer produtos da nova colheita nos mercados, mas com teor de humidade elevado, fazendo com que os grandes compradores os rejeitem.
Ao nível retalhista, os preços do amendoim pequeno sem casca subiram em (+20%) na Maxixe e Boane (+33%), os preços mais altos foram observados em Boane (80,00 Mts/kg) e o mais baixo (25,00 Mts/kg) em Malema.
O amendoim grande sem casca, não apareceu com regularidade nos mercados das Zonas Sul e Centro. Importa destacar que ao nível retalhista os preços mais altos dos mercados de Boane (70,00 Mts/kg) e Lichinga (60,00 Mts/kg).
Os consumidores de tomate em Vilanculos e Nacala pagaram preços mais altos (209,51 Mts/kg) e (150,00 Mts/kg) respectivamente.
Na presente semana não houve entradas de milho na maioria dos mercados grossistas da zona sul.