Na cidade de Maputo, nos últimos tempos, a arte de esculpir a madeira tem vindo a ganhar uma grande visibilidade através da famosa arte Makonde. Ao longo da Avenida Marginal pode-se se ver grandes mestres a esculpir na rua os troncos ainda sem forma, em busca de sustento para suas famílias.
As esculturas Mankonde variam desde figuras humanas ou de animais à esculturas com várias pessoas entrelaçadas em união familiar, com instrumentos de trabalho e, por vezes com animais domésticos à mistura. Há também esculturas com cunho religioso caracterizados por santos e crucifixos.
Falando ao MMO, Gabriel Domingos contou que na arte de esculpir a mulher assume um papel muito importante, aparecendo retratada de uma forma superior. Tanto quando é esculpida sozinha, quanto quando aparece com uma figura masculina ela é sempre destaque.
É com o dinheiro proveniente do negócio de esculpir a madeira que Gabriel conseguiu construir a sua casa, e até hoje consegue assegurar a subsistência da sua família.
Com três filhos e o mais velho a frequentar o ensino básico, o sonho desse artesão é garantir que eles se formem para não passarem pelas mesmas dificuldades que o pai experimentou.