Desporto Relvado do Zimpeto apto em meados de Abril

Relvado do Zimpeto apto em meados de Abril

O relvado do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) estará apto para a prática de futebol a partir de meados do próximo mês, segundo garantiu José Pereira, director-adjunto daquele empreendimento desportivo ao jornal Notícias.

De acordo com Pereira, os trabalhos de remoção, terraplanagem, adubagem e colocação da nova relva já terminou, sendo que neste momento beneficia de trabalhos ligeiros de rotina para o seu desenvolvimento.

A relva importada na vizinha África do Sul, na zona de Mbombela (antiga Nelspruit), é de padrão-FIFA e compatível com o clima da cidade de Maputo, daí que o seu desenvolvimento está a um ritmo satisfatório, segundo José Pereira.

“Maputo é uma zona tropical, o mesmo acontecendo com a região de Mpumalnga, na África do Sul, de onde esta relva foi importada. Isso faz com que o seu crescimento seja rápido e efectivo”, observou.

Ajuntou ainda que “neste momento estamos na fase de irrigação e adubagem, sendo que os trabalhos de colocação já terminaram. Os tapetes já foram unidos e só não podemos utilizar o campo agora por uma questão de precaução, mas até a segunda semana de Abril tudo estará no ponto”, realçou.

Os trabalhos no ENZ começaram em Dezembro, com a remoção da antiga relva plantada em 2010 aquando da sua construção e que já apresentava um claro desgaste, tendo piorado depois das comemorações do jubileu das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Depois disso se fez a terraplanagem, adubagem e colocação da nova relva.

Os trabalhos, segundo o director-adjunto do empreendimento, custaram cinco milhões de meticais e estiveram a cargo de uma empresa moçambicana especializada, que por sinal foi a mesma que colocou a que foi substituída.