“Palavras compostas por aglutinação e justaposição” foi o tema da aula assistida na manhã desta quarta-feira (11), pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na Escola Primária Unidade 10, sita no Bairro do Chamanculo “D”, na cidade de Maputo.

Nyusi, que visitou aquele estabelecimento de ensino para se inteirar dos trabalhos de requalificação que lá decorrem desde o ano passado, acompanhou a aula de português de uma turma da sétima classe, composta por 50 alunos e manifestou a sua satisfação pelo nível de proficiência da professora, bem como pelo grau de compreensão e participação dos alunos.

visita3

O Presidente fez-se acompanhar pelo Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, pelo vice, Armindo Ngunga, David Simango, presidente do Município de Maputo e pela Governadora da Cidade de Maputo, Yolanda Cintura.

Os novos “coleguinhas” de Nyusi expuseram as suas principais dificuldades e pediram mais carteiras e livros ao chefe de Estado.

visita2

Flávia Matsimbe, professora de Nyusi por um dia, mostrou satisfação por conduzir a aula e apresentou algumas barreiras que enfrenta no dia-a-dia.

“Sinto-me lisonjeada pelo privilégio de ensinar estas crianças e principalmente por ter recebido o Presidente da República numa das minhas aulas. As salas desta escola são aconchegantes, não obstante os trabalhos de requalificação que aqui estão a ser realizados, mas é preciso trabalhar para estar ao nível dos melhores e proporcionar uma educação sólida às nossas crianças”, disse a professora Flávia, apontando igualmente algumas barreiras que enfrenta no seu trabalho.

“Temos poucos livros e isto, em parte, dificulta a compreensão das lições dadas. Aliás, acho que o Presidente pôde notar, hoje tivemos aula de português e, como sempre acontece, os alunos que não têm livros ficam consideravelmente distantes nas aulas”.

Numa conversa com os seus “colegas de palmo e meio”, Nyusi desafiou os alunos a melhorarem a caligrafia e a se dedicarem afincadamente nas suas lições, fazendo regularmente os trabalhos para casa (TPCs).