Os preços de amendoim e feijão sobem em alguns mercados monitorados pelo Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).
Segundo o SIMA, os preços de amendoim, feijão manteiga e feijão nhemba subiram em alguns mercados no período compreendido entre os dias 19 e 26 de Janeiro corrente devido à fraca oferta destes. A fraca oferta de produtos nesta altura do ano é normal tendo em conta a sazonalidade da produção.
As inundações ocorridas em algumas zonas de produção também têm contribuído bastante para a fraca oferta de produtos.
De acordo com os comerciantes entrevistados pelo SIMA, o acesso a transporte nas zonas de produção é difícil, condicionando o transporte de produtos destas zonas para os principais mercados.
O preço do amendoim pequeno nacional subiu nos mercados de Maxixe e Nhamatanda em 25%, Massinga e Ribaué também na mesma proporção em 20% e uma subida ligeira de 9% foi registada na Cidade de Inhambane. Com estas subidas o preço ao retalho passou para 60,00 Mts/kg nos mercados de Maxixe, Nhamatanda e Cidade de Inhambane, 50,00 Mts/kg passaram a pagar os consumidores das Vilas de Massinga e Ribaué.
Contudo, o mercado da Vila de Alto Molócuè foi o único que registou queda na ordem de 11% no preço de amendoim pequeno e 14% no preço de amendoim grande, passando o pequeno a custar 40,00 Mts/kg e o grande 30,00 Mts/kg.
Em relação as subidas de preço de feijão manteiga estas foram reportadas nos mercados de Maxixe (20%), Nhamatanda (25%) e Cidade de Inhambane (8%). Passando os consumidores a pagar 60,00 Mts/kg em Maxixe, 50,00 Mts/kg em Nhamatanda e 65,00 Mts/kg pagam os consumidores da Cidade de
Inhambane.