Destaque “Extinta cadeia civil” regista primeira evasão de reclusos

“Extinta cadeia civil” regista primeira evasão de reclusos

A extinta Cadeia Civil de Maputo, agora denominada Estabelecimento Penitenciário Preventivo de Maputo, registou na madrugada desta quinta-feira (05) a primeira evasão de reclusos.

Segundo um comunicado chegado à redacção do MMO, por volta da 01h:00 hora da madrugada desta quinta-feira, três reclusos que se encontravam em prisão preventiva, onde do trio consta um ex-agente da Polícia da República de Moçambique afecto à guarda fronteira, evadiram-se das celas deste estabelecimento prisional.

O comunicado avança que os três reclusos, na calada da madrugada, surpreenderam o guarda prisional em serviço, tendo arrancado a arma do tipo AK47, que este usava para manter a guarita, e para imobilizá-lo, atiraram contra o guarda, tendo lhe causado ferimentos graves na zona do abdómen.

O comunicado salienta ainda que os reclusos ,depois de efectuarem o disparo, trataram de deixar a arma no local e puseram-se em fuga. O Ministério da Justiça, órgão de soberania que faz a gestão deste estabelecimento penitenciário, onde mantém indivíduos em prisão preventiva, já emitiu um comunicado e umas fotos dos três invasores, para a sua recaptura.

Recomendado para si:  Homem detido por porte ilegal de AK-47 com munições em Maputo

Referir que dos três reclusos invasores, o ex-agente da PRM, isto é, o guarda fronteira estava sob prisão preventiva indiciado de crimes de abuso de confiança, enquanto que os restantes dois, eram acusados de crimes de roubo de viaturas e de arrombarem residências.