Desporto Golfinhos de Maputo renovam Título Nacional

Golfinhos de Maputo renovam Título Nacional

O Clube de Natação Golfinhos de Maputo sagrou-se no domingo (25) campeão absoluto do Campeonato Nacional de Natação de Verão de Piscina Curta (25 metros), em competição que teve lugar na Piscina Raimundo Franisse. Com um total de 138 medalhas, das quais 75 são de ouro, 38 de prata e 25 de bronze os Golfinhos garantiram o primeiro lugar, ficando em segundo e terceiro os Tubarões de Maputo e Ferroviário da Beira, respectivamente.

A competição iniciou no passado dia 21 de Janeiro e conheceu o seu epílogo passados 5 dias. A edição 2015 reuniu 125 atletas, em representação das três zonas do país, Ferroviário de Nampula, HCB de Tete, Clube de Natação de Tete, Ferroviário da Beira, Ferroviário, Golfinhos, Tubarões, Clube Naval, Desportivo e Nguenhas (todos da Cidade de Maputo) e foram disputadas sete jornadas.

Os Golfinhos renovaram o título perante a forte oposição do Tubarões, que, depois de conquistar, no ano passado, o concorrido campeonato da cidade de Maputo, sonhavam com a conquista os “Nacionais”. A quantidade e qualidade estiveram de mãos dadas entre os nadadores, o que proporcionou maior concorrência aliada à rivalidade entre algumas das equipas, com destaque para o Golfinhos e Tubarões, equipas que detêm maior parte dos melhores nadadores do país.

Recomendado para si:  FIFA Apresenta bola oficial do Campeonato do Mundo de 2026

Essa rivalidade justifica a partilha no domínio dos escalões e sexos. Apesar de campeão absoluto, na contagem geral de medalhas, o Golfinhos apenas dominou em masculinos, pois o Tubarões deteve a hegemonia em femininos.

Em masculinos, Golfinhos foi campeão de iniciados, infantis, juvenis e seniores, enquanto o Tubarões impôs-se apenas em juniores. Não houve inscrições suficientes em pré-iniciados. Já em femininos, o Tubarões esteve à frente em juniores e seniores, enquanto o Golfinhos dominou apenas nos infantis. O Ferroviário da Beira destacou-se em pré-iniciados e juvenis, mas ficou em terceiro, atrás do Golfinhos.

Pela primeira vez, a Federação Moçambicana de Natação (FMN) introduziu dois níveis de competição no “Nacional”, o Nível I e o Nível II. O primeiro nível destinado a atletas que conseguiram os mínimos de qualificação para a prova, e o Nível II, reservado aos atletas que não tenham conseguido mínimos, por via disso, a sua pontuação não era de “carácter competitivo”.

Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o Campeonato Nacional de Verão na modalidade de natação foi realizado na Piscina Raimundo Franisse, porque segundo a Federação Moçambicana de Natação, a piscina Olímpica de Zimpeto, encontra-se em obras.