Destaque Tudo apostos para a segunda edição da Feira Nacional de Empreendedorismo no...

Tudo apostos para a segunda edição da Feira Nacional de Empreendedorismo no país

Está tudo apostos para   a segunda edição da Conferência Nacional de Empreendedorismo organizada pela  Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Este ano, o evento será composto por várias actividades conjuntas como é o caso de workshops, conferências, feira do empreendedor e networking space.

Sob o lema “Por uma rede integrada e inclusiva de apoio ao empreendedor”, o evento pretende juntar empreendedores, empresários, sociedade civil e entidades governamentais para que seja definida uma estratégia e acções concretas para um apoio mais abrangente e eficiente a empreendedores e empresários.

Em entrevista ao MMO, o Director de Gestão e Planeamento da empresa Imobilis e membro da ANJE, Arcélio Tivane disse que a Feira tem como objectivo reunir num único espaço a rede de suporte ao empreendedorismo.

A Conferência Nacional de empreendedorismo pretende tornar possível a reunião de diversos intervenientes da sociedade (Governno, ONG’s, Universidades, Empresas), na busca de soluções e resoluções conjuntas; organizar e trazer propostas e directrizes a serem seguidas na promoção do empreendedorismo e inovação e ainda garante a participação do grupo alvo (Jovens e PME’s) na busca de soluções.

“Espera-se com o evento definir uma estratégia integrada para promoção da cultura e conceito de empreendedorismo, garantindo a participação, compromisso e a responsabilidades do poder público, sociedade civil  e empreendedores, contribuir para o surgimento de um ecossistema único de apoio ao empreendedorismo, estabelecer uma rede de contactos envolvendo empresários (incluindo mulheres e jovens), comunidade e outros bem como contribuir para implementação da Semana Nacional do empreendedorismo”, explicou.

Ainda de acordo com, o jovem empresário a ideia é explicar aos jovens que tencionam ser empresários como é que é gerir uma empresa, como lidar com as questões motivacionais dentro da própria empresa.

Segundo Arcélio Tivane ano passado participaram 1000 jovens empresários a nível nacional, e este ano o número de participantes deve aumentar, pois o número de empresários é maior, visto que o evento foi mais publicitado nas rádios, televisões e jornais por isso a conferência está a ser muito aderida.

A conferência de acordo com Tivane vai decorrer em quatro momentos nomeadamente conferências, workshops, Feira do Empreendedor e Networking Space.

Na Conferencia, é onde serão discutidos temas como cultura empreendedora no país e oportunidades de negócio.

Os workshops terão sessões de vinte minutos focados em temas práticos, como o caso do processo de ideação e inovação, como estruturar uma ideia num plano de negócios, como apresentar uma ideia a um investidor e opções de financiamento.

Por outro lado, a Feira do Empreendedorismo vai reunir empresas e entidades que irão promover os seus produtos e serviços transversais a qualquer pessoa que queira criar ou fazer crescer o seu negócio.

“Teremos reunidas empresas e entidades que irão promover os seus produtos e serviços transversais a qualquer pessoa que queira criar ou fazer crescer o seu negócio. Temos empresas de diversas áreas, tais como, banca, franchising, telecomunicações, consultoria de gestão, formação de recursos humanos, comunicação, multimédia, legalização de empresas, capacitação de empreendedores e empresários”, referiu.

Uma das inovações deste evento é a Networking Space será um espaço real de negócios que vai servir para pequenas reuniões que os visitantes possam querer fazer com potenciais clientes e parceiros.

A segunda edição da feira do empreendedorismo vai realizar-se nos dias 27 e 28 de Novembro, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, a partir das 9 horas.

Este evento destina-se a potenciais empreendedores que necessitam de inspiração, novos conhecimentos e informação para criarem o seu negócio, empreendedores/ empresários já estabelecidos que querem investir no crescimento dos seus negócios sociedade civil e interessados no tema do empreendedorismo que querem estar envolvidos na discussão de políticas futuras para a melhoria do ambiente de negócio em Moçambique.

De referir que a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) é uma associação que há quatro anos representa institucionalmente os jovens empresários moçambicanos e os apoia na sua actividade empresarial. Conta actualmente com 600 jovens empresários.