Destaque Mais de 500 empresas já são beneficiários do financiamento ...

Mais de 500 empresas já são beneficiários do financiamento externo

Mais de  500 empresas beneficiaram este ano de um financiamento externo e  cerca de 126 mil Pequenas e Médias Empresas estão registadas pelo  Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME).

A informação foi revelada nesta quinta-feira em Maputo, pelo Director do IPEME, Claire Zimba a margem da 4ª edição da conferência “Conheça e use o financiamento PME” que abarca programas de financiamentos externos como alternativa para as Micro, pequenas e Medias Empresas nacionais.

O evento visa, entre outros objectivos, divulgar e facilitar as oportunidades e facilidades de financiamento existentes para PME’s, expor produtos e serviços financeiros dos fundos para este grupo, e discutir, sistematizar e propor medidas para melhoria e facilitação do acesso ao financiamento dos fundos existentes.

Segundo Zimba, a conferência como o instrumento de assistência as PME’S no processo de acesso ao financiamento vai trazer aquilo que de ponto de vista de programas e produtos de financiamento adequado as PME’S eram pouco conhecidas.

“Entendemos que há um esforço que o Governo tem estado com recurso dos seus contribuintes a colocar em programas de soluções de financiamento orientadas para PME’S mas que por motivos diversos acaba contribuindo para que o acesso a essas comissões que tem o apoio externo sejam pouco captadas pelas PME’S que são representativas no país”, explicou.

Por sua vez, o vice-ministro da Indústria e Comércio Kenneth Marizane disse que para o Governo as PME’S são um instrumento importante para o combate a pobreza.

“Representa um momento onde teremos a oportunidade de ouvir os esforços de políticas e programas de facilitação de acesso ao financiamento é um veículo para a partilha de dos resultados que o mecanismo de subsídio empresarial representou para o fortalecimento da capacidade competitiva das PME’S nacionais”, referiu.

 Por outro lado, segundo Marizane maior número das Micro, Pequenas e Médias Empresas tem sérias dificuldades de acesso ao crédito devido ao desconhecimento aos programas de assistência e financiamento existente.

“Um dos principais problemas enfrentados pelas PME’s está ligado às dificuldades de acesso ao crédito devido ao desconhecimento das oportunidades de financiamento existentes; à complexidade de procedimentos exigidos; aos problemas colaterais proibitivos, nomeadamente, garantias reais, carências estruturais, como é o caso da preparação e idoneidade empresarial, e às elevadas taxas de juros praticadas pelos bancos comerciais”, explicou.