Destaque Município lança as festividades dos 127 anos da cidade de Maputo

Município lança as festividades dos 127 anos da cidade de Maputo

O  Município  de Maputo  lançou oficialmente as festividades do 127.º aniversário de elevação de Maputo à categoria de cidade, que se assinala a 10 de Novembro.

Segundo a Secretária do Conselho Municipal, Susana Laisse, as celebrações decorrerão em vários pontos da capital moçambicana até ao dia 10 de Novembro, com actividades desportivas, gastronómicas, literatura, festival de batuque, mega-concerto, a tradicional travessia Maputo-Katembe, entre outras.

“A semelhança dos anos anteriores, para comemorar esta efeméride, o Conselho Municipal preparou um programa rico em actividades culturais e desportivas”, disse.

Segundo Laisse, os festejos já começaram e de lá até cá, aconteceram muitas actividades, como foi o caso do lançamento do festival do batuque, que vai ter o seu momento mais alto no dia 09 de Novembro, às 11 horas, no FEIMA, concurso Prémio Literário 10 de Novembro, que este ano será dedicado ao género literário poesia , entre outras actividades.

Refere mais adiante que  na área de Desporto haverá torneios desportivos como futebol e andebol, demonstrações de artes marciais, basquetebol, corridas de txovas, jogos de ntxuva, provas de atletismo e a tradicional travessia Ka Tembe/Maputo, esta última a ter lugar no dia 15 de Novembro por razoes que se prendem com as condições meteorológicas no próprio dia 10.

Refira-se que este ano a efeméride se assinala sob o lema: “Maputo, 127 Anos Celebrando Transformações Rumo à Prosperidade”.