Na capital do país, estarão envolvidos no processo eleitoral 6.930 membros de Mesas de Voto a entrarem em formação, divididos em duas partes, a partir de 19 de Setembro a 9 de Outubro. Estes vão ser distribuídos por 990 assembleias de voto que irão atender os mais de 708 mil eleitores.
A par deste processo, decorreu nos últimos dois meses a capacitação dos órgãos de apoio à CNE, nomeadamente a Comissão Provincial de Eleições, as Comissões Distritais de Eleições e os quadros do STAE a todos os níveis sobre legislação eleitoral.
O presidente da CPE da cidade de Maputo, Victor Miguel, considerou que a capacitação tem em vista dotar os órgãos eleitorais de conhecimentos e ferramentas para que todos estejam no mesmo nível e dirijam o processo eleitoral com transparência e objectividade.
Victor Miguel defendeu que a transparência e a credibilidade do sufrágio depende em grande medida do nível de preparação qualitativa dos intervenientes no processo, por isso “apelamos para que aprendam e apreendam as matérias que serão ministradas, colocando dúvidas e esclarecimentos para que os MMV’s que vão capacitar saiam com a qualidade desejada. Vocês têm a responsabilidade posterior de treinar os formadores provinciais, que por seu turno terão de formar os distritais e estes os MMV’s”, explicou.
Entretanto, terminou na última quinta-feira a campanha de Educação Cívica Eleitoral, com a actividades de massificação em todos os distritos municipais.