Com o intuito de eliminar a ociosidade que se faz sentir nos centros internatos a nível nacional, o Ministério da Educação (MINED) através da Direcção de Programas Especiais (DIPE), efectuou na tarde de ontem (04) a entrega de materiais desportivos aos representantes das direcções provinciais de educação da zona sul.
O kit que contém material desportivo para diversas actividades irá beneficiar cerca de 11.650 alunos distribuídos nos 63 centros internatos a escala nacional, abrangidos pela iniciativa.
No total foram 1.400 itens desportivos, nomeadamente cones e metros de sinalização, barralhos de cartas, tabuleiro de damas e de xadrez, bolas de basquete, futebol, andebol e voleibol.
O material será distribuido a nível nacional, sendo que as províncias com mais centros internatos a serem abrangidos são Cabo Delgado com 9, Tete, Nampula e Zambézia com 8, seguidos de Inhambane, Manica e Niassa com 6 , província de Maputo e Sofala com 4, Gaza com 3 e a cidade de Maputo com um.
Intervindo na ocasião, o Director da DIPE, Eurico Banze, referiu que a iniciativa surge com o intuito de ajudar na correcta ocupação dos alunos, não se aceitando a ociosidade num centro internato, pois ” todos alunos devem estar devidamente ocupados por que cada dia e cada actividade no centro internato é um momento de aprendizagem”.
Questionado sobre o critério que o MINED usou para a distribuiçao, Eurico Banze respondeu nos seguintes moldes.
“O MINED achou que era mais importante entregar este material àqueles que nunca teriam a possibilidade de o adquirir por várias razões que passam pela localização ou pela falta de recursos”, disse Banze.
Esta iniciativa contou com apoio de vários parceiros do MINED tendo custado cerca de um milhão, cento e sessenta e sete mil meticais (1.167.000,00Mt).
O porta-voz do MINED destacou ainda que o material distribuido é infímo comparado com as reais necessidades dos alunos que se encontram nos centros internatos, mas que o sector de educação continuará a evidenciar esforços para que todos alunos pratiquem actividades desportivas.
Por seu turno, os beneficiários louvaram a iniciativa do MINED e afirmaram que farão o uso racional do material.
A representante da DIPE da província de Inhambane, Cremilda Manuel, disse que o material é bem-vindo e vai contribuir para que os alunos não se percam em actividades maléficas a sociedade.
ʺEsta iniciativa é louvavel, pois ocuparemos as nossas crianças nos centros de internato com a prática do desporto, a massificar o desporto. Com este material não ficaremos à espera dos festivais para que os nossos alunos pratiquem actividades desportivas.”
Moçambique dispõe de 194 centros internatos que albergam cerca de 31.500 alunos.