O corpo de um leão morto foi encontrado no congelador de um restaurante durante uma inspecção por agentes de saúde ambiental.
O cadáver do animal foi descoberto ao lado de alimentos que estavam previstos para serem servidos aos clientes desavisados.
O dono do restaurante disse inspectores de saúde que o leão foi doado a ele por um jardim zoológico da proximidade, para que ele pudesse alimentar sua matilha de cães.
A descoberta chocante foi revelada por Ian Brightmore, gerente de protecção da saúde no Conselho Distrital de Chichester, em West Sussex.
Ele disse: “Quando eu estava trabalhando em outra área, me deparei com um leão morto em um freezer. O estabelecimento de alimentos fica perto de um jardim zoológico. Como o leão foi mantido em um lugar onde os alimentos são armazenados para consumo humano, claro que tivemos que tomar uma atitude.”
Técnicos de saúde ambiental tem poderes de fechar restaurantes se práticas de segurança alimentar são consideradas adequadamente insuficientes.
O agente de saúde veterano, de Sussex Ocidental, acrescentou: “A primeira coisa que fazemos é buscar a cooperação em colocar as coisas no lugar, e isso geralmente funciona. Nas situações em que não podemos dar um aviso de melhoria da higiene, exigimos legalmente, ao proprietário, fazer melhorias por um determinado período de tempo.”
“Se encontrarmos algo que julgamos ser perigoso, podemos dar um aviso de proibição de emergência. Isto significa que um estabelecimento deve fechar até que problema seja resolvido,” continua ele.
O leão era o único código de saúde violado pelo restaurante, que foi autorizado a continuar a funcionar normalmente.