O Município de Maputo em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA) lançaram na manhã desta segunda-feira (29) o Projecto ʺLerʺ, que tem em vista garantir o aumento da qualidade do ensino da leitura, através da produção, distribuição e treinamento na aplicação de materiais de leitura, de instruções e metodologias de informação.
No âmbito da descentralização do ensino primário, a melhoria das competências de leitura e escrita foi identificada pelo Conselho Municipal de Maputo como essencial e prioritária para a qualidade do ensino público, a par da promoção do livro e da leitura, sobretudo para crianças e jovens, nas bibliotecas e tele-centros municipais.
Segundo a directora de arquivo, Documentação e Biblioteca no Município de Maputo, Cristina Manguele, o projecto visa igualmente melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo em Moçambique, através da promoção do livro, da leitura e escrita.
ˮ Nós sentimos que há uma fraqueza na leitura e através dessa formação os professores vão desenvolver nos alunos habilidades para que possam brincar e ensinar a leitura a estes petizes e, é através deles que serão transmitidos os conhecimentos, explicou.
Para Manguele, este é um grande projecto que está a acontecer e é gratificante pois a formação não só vai ajudar aos professores e alunos como a sociedade no geral.
ʺA ideia é dos professores compreenderem e irem replicar nas escolas e por serem muitos distritos, em cada um indicamos duas escolas e dois professores e essa será a forma que a informação vai se replicar para outros professores e crianças, referiu.
Por seu turno, a Gestora de Projectos da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA), Alda Moreira explicou na ocasião que a capacitação surge no âmbito do projecto ʺ Lerʺ que visa capacitar professores e técnicos bibliotecários como forma de incutir o gosto pela leitura aos alunos.
ʺDesde 1995 que trabalhamos nesse sentido e desta vez escolhemos o Município para a implementação desta actividade de formação a professores e técnicos bibliotecários que posteriormente poderão transmitir os conhecimentos adquiridos aos seus alunosʺ, referiu.
ʺO aumento da quantidade de instrução de leitura por meios de fortalecimento da gestão escolar e reforço da capacidade institucional nas Escolas, nos distritos e nas províncias abrangidas por este projecto constitui outro benefício do projecto, disse a fonte.
Ainda segundo Moreira, as várias estratégias de aprendizagem sugeridas pelo programa de apoio à leitura irão constituir uma mais-valia na operacionalização dos programas do primeiro ciclo do ensino primário.
Moreira disse que espera que essa capacitação construa experiências em conjunto para desta forma implementar-se acções de formação de literatura e que igualmente o projecto se consolide para caminhar com alguma autonomia para que com os professores possamos implementar mais acções educativas.
ʺA escola tem papel fundamental neste contexto. Por isso, o papel dos professores é primordial, pois cabe a eles buscar novas maneiras de intersecção com seus alunos na prática de actividades com o gosto da leituraʺ, disse.
O Projecto LERʺ, desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo (Membro efectivo da UCCLA), em Moçambique, em parceria com a UCCLA e o apoio da Cooperação Portuguesa, abrange uma actuação estruturante no âmbito das competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como da prática social, promoção do Livro e da Leitura.















