Desporto Moçambola 2015: Federação moçambicana de Futebol sorteia equipas para “poule” de...

Moçambola 2015: Federação moçambicana de Futebol sorteia equipas para “poule” de apuramento

Decorre nesta tarde o sorteio de apuramento para o ” poule”, de Moçambola-2015, prova na qual participam os campeões e vice-campeões provinciais, das três regiões do país.

O torneio, arranca no fim-de-semana de 6/7 de Setembro próximo. O sorteio vai se realizar na sede da Federação Moçambicana de Futebol, com a prerrogativa de trazer algumas alterações em relação ao modelo anterior.

A edição anterior, era disputada no sistema de todos-contra-todos, em duas voltas, mas a actual será disputada, numa das três regiões do país, em duas séries, ao fim das quais os vencedores jogarão entre si na final para se apurar o representante zonal ao Moçambola do próximo ano (2015).

Outro elemento novo é que, algumas regiões, as séries estarão concentradas num ponto. Na zona centro, onde as séries estarão concentradas nas cidades de Quelimane e Chimoio, visam  reduzir os custos apesar de ser contestado por outros clubes, segundo conta o secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Filipe Johane.

Na zona sul, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo veio ao público afiançar que os moldes actuais contrariam a “Declaração de Chókwè, onde foi reiterada, entre as associações regionais, o retorno ao molde que apurava para a “poule”, apenas o campeão provincial, alegando que o actual é dispendioso.

Para além de que, no seu entender, a alteração do molde que preconiza o apuramento de uma equipa por cada província à “poule” para duas só teria sentido se as zonas qualificassem mais equipas para a prova máxima do desporto no país.

Os objectivos do novo modelo visam apurar duas equipas em cada província (campeão e vice-campeão) para a “poule”, e conferir maior competitividade à prova.

Recomendado para si:  Novos estatutos da Federação Moçambicana de Futebol autorizam três mandatos para o presidente

Filipe Johane em declarações ao “Jornal Noticias” disse que “Nós recusamos a “declaração de Chókwè”, porque, para além de a decisão de apurar duas equipas e ter sido aprovada em assembleia-geral, entendemos que esta fórmula é ideal em termos dos objectivos que nos propusemos, que é conferir maior rodagem às equipas que ascendem ao Moçambola”.

Com actuação do novo sistema a zona norte é a única que não será disputada por séries, mas sim no sistema de todos contra todos e numa única volta. Outro pormenor é que a zonas sul, para além de envolver duas séries, o sistema será de todos contra todos e em duas voltas, ao fim das quais os vencedores farão a final para apurar a equipa que ascende.

No entanto à excepção da cidade de Maputo e Inhambane, que ainda não têm a segunda vaga definida, as restantes províncias já apuraram todos os seus representantes. Mesmo assim, nenhuma havia enviado até ontem à FMF os seus representantes à “poule”.

 Na capital, o Estrela Vermelha, já assegurou a presença na “poule” da região sul, há três jornadas do fim do certame. A segunda vaga é disputada pelo Matchedje e Mahafil, separados por três pontos. Os “militares” tem 47 contra 44 do Mahafil, enquanto o Estrela contabiliza 53. Em Inhambane, a formação da ENH sagrou-se no último fim-semana campeão provincial, mas mesmo assim a segunda vaga ainda não foi definida.