A Impala, primeira cerveja comercial no mundo feita à base de mandioca registou um crescimento na ordem sete por cento em relação ao último exercício económico.
A informação foi revelada pela empresa Cervejas de Moçambique (CDM) uma subsidiária da SABMiller, durante a Assembleia-Geral realizada recentemente em Maputo.
A cerveja constituída por 70 porcento de mandioca, em vez de malte foi lançada em Outubro de 2011 em Nampula e já alcançou a compra de 9000 toneladas de mandioca a mais de 6000 pequenos agricultores para produção de 28 milhões de garrafas.
Este crescimento originou uma renda para os camponeses na ordem dos 13 milhões de meticais pela venda da mandioca, tendo o governo arrecadado 143 milhões de meticais em impostos directos e indirectos (IVA e ICE).
Ainda durante o decurso da Assembleia Geral, ficou-se a saber que a CDM registou no ano fiscal terminado em Março do ano em curso um declínio de um por cento do volume total de vendas de bebidas em relação ao ano passado.
No que diz respeito as receitas atingiram cerca de 9851 milhões de meticais, contra 9062 milhões do ano de 2013, enquanto o lucro situou-se em cerca de 1425 milhões de meticais, contra 1524 milhões de meticais do exercício anterior.
Algumas marcas de cerveja tiveram um crescimento considerável tendo a 2M reforçado a liderança com um crescimento de 12 por cento em relação ao ano de 2013.