A Associação das Secretárias e Secretários de Moçambique (ASSEMO) celebra 20 anos da sua existência, lutando pela profissionalização e igualdade vencendo os preconceitos e tabus.
O evento deste ano decorre sob o lema” 20 anos Quebrando Preconceitos e Tabus”, decorre de 12 a 15 de Agosto corrente.
Falando na ocasião, o Primeiro- Ministro, Alberto Vaquina disse que o trabalho realizado pela Associação das Secretárias e Secretários de Moçambique (ASSEMO) tem contribuído para a melhoria do funcionamento das instituições, incluindo a qualidade dos serviços prestados à população.
Segundo Vaquina esta melhoria resulta do sentido de responsabilidade, competência e brio profissional que as secretárias e secretários têm demonstrado no exercício das suas funções.
“É dependendo da qualidade da interacção e da resposta desta privilegiada porta de entrada da instituição que muitas vezes os utentes definem e caracterizam a boa ou má imagem da instituição. O carinho, bom atendimento e gentileza com que as secretárias e os secretários moçambicanos lidam com utentes das instituições contribui para a criação de um ambiente de cada vez maior respeito e serenidade nas relações entre as instituições e as populações”, explicou
Por sua vez, a Presidente da ASSEMO Julieta Juma , disse que o balanço da associação nesses anos é positiva e o desafio é a profissionalização dos seus membros e nesse momento estão a trabalhar em parceria com o ministério da função Pública para o efeito.
” Se tenho a minha carreira profissionalizada, seja onde estiver, eu a exerço e serei respeitada”, disse.
No entanto, as dificuldades vividas no dia-a-dia são a questão de Nomeação e mudança de carreira.
O ganho nesse momento é introdução do homem nessa área, porque antes só a mulher é que exercia a função, foram vencidos os preconceitos e tabus que existiam em volta do sexo para exercer a função.
” No começo não tínhamos homens na profissão, agora temos tantos, um exemplo disso é que a Governadora da Província de Maputo tem um secretário”, realçou
Na sequência, a Presidente afirmou que o secretariado é um cargo de confiança para tal é necessário ganhar e dar, porém o segredo para ser uma boa secretaria é o sigilo, competência e honestidade.
Quanto ao assédio, juma disse que é algo individual e as elas são conotadas devido a sua posição na instituição.
” A secretaria é a segunda pessoa da instituição, porque lida directamente com o dirigente “, frisou.
Julieta juma é secretária a 19 anos, exerceu vários cargos de direcção no secretariado, formou-se em assessoria de direcção, está a trabalhar no conselho de administração a assessorar directamente os dirigentes e está feliz, pois formou-se na sua área, actualmente exerce a função de assistente.
“O ganho que tive é a formação, pois formei-me e estou a trabalhar na minha área “, disse.
A ASSEMO começou com 200 a 300 membros, hoje alberga mais de 3500 membros entre eles Homens e Mulheres que lutam para o cumprimento dos seus direitos.