Economia Captação de receitas em Moçambique abaixo do recomendável

Captação de receitas em Moçambique abaixo do recomendável

Apesar de a Autoridade Tributária de Moçambique sempre anunciar arrecadação de receitas internas acima do previsto e com margens largas, a directora nacional adjunta do Orçamento, Chamira Ali, diz que a captação de receitas situa-se abaixo do recomendável, que está fixado em 30%. A arrecadação situa-se nos 27,5%. Ao nível dos países da Comunidade da Desenvolvimento da África Austral (SADC), Moçambique está no mesmo nível que o Botswana e o Malawi.

Chamira Ali falava ontem por ocasião dum encontro organizado pelo Grupo Moçambicano da Dívida, que tinha como tema “O papel da ajuda externa em Moçambique”. 

“Olhando para aquilo é a estrutura económica de Moçambique e para o nível de captação de cobrança de receitas do Estado, posso dizer que a média recomendável para países como Moçambique, é de 30%, mas nós estamos nos 27,5 %”, disse.

Chamira diz que, na análise que se faz à média da SADC e da África subsahariana, há um crescimento médio de 30%.
“Nós estamos a caminho da meta recomendável e acredito que que com estas reformas que o Governo tem vindo a empreender, vamos chegar a esse nível. Estamos ainda abaixo do desejável”, afirmou.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado