Economia INSS arranca hoje campanha de cobrança de dívidas a empresas e singulares

INSS arranca hoje campanha de cobrança de dívidas a empresas e singulares

A Inspecção-Geral do Trabalho e o Instituto Nacional de Segurança Social levam a cabo, a partir de hoje, segunda-feira, 21 de Abril, uma campanha nacional de cobrança da dívida de contribuintes (empresas, organizações e pessoas individuais) para com o sistema nacional de segurança social. Na sua maioria são empresas que já descontaram aos trabalhadores mas não canalizaram os cortes ao INSS.

Trata-se de uma campanha que decorrerá na sua terceira edição e que durará até ao próximo dia 30 de Maio, devendo percorrer todo o país e abrangerá todas as empresas devedoras ao sistema nacional de segurança social, muitas delas que já descontaram nos salários dos seus trabalhadores, mas que não canalizaram à instituição competente, no caso o INSS.

Actualmente, a taxa contributiva para o INSS está fixada em 7%, repartida em 3% através do desconto efectuado directamente no salário do trabalhador, e os outros 4% através de contribuição do empregador. 

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho existem no país 11.222 empresas devedoras ao INSS.

Apesar de um comprometimento político e oficial com a segurança social dos trabalhadores, o INSS está envolto em problemas graves de má gestão, em que o dinheiro dos contribuintes é usado de forma ilegal para satisfazer os prazeres da direcção daquela instituição.