Economia Banco Mundial disponibiliza um bilião de dólares para mapeamento de minérios em...

Banco Mundial disponibiliza um bilião de dólares para mapeamento de minérios em África

Segundo a “Reuters”, Moçambique e Malawi são os dois países africanos que já manifestaram interesse nos fundos para mapeamento de recursos minerais.

O Banco Mundial (BM) avança que, com esta medida, se pretende mostrar com pormenor as potencialidades dos recursos existentes no continente através da criação de uma base de dados com informações a serem disponibilizadas ao público. Assim, os investidores poderão apostar no mercado mineral africano com mais segurança.
Os governos também poderão negociar melhor as suas possessões com as multinacionais que pretendam operar nos seus territórios. Aliás, a “Reuters” refere que, com este investimento, serão evitadas situações como as verificadas em Moçambique, aquando das negociações com a mineradora brasileira Vale, nas quais o país ignorava o verdadeiro potencial da rica bacia de carvão de Moatize, acabando por fechar o negócio sem as devidas cautelas.

“O país não deve correr atrás de todos os fundos existentes”

O economista Humberto Zaqueu entende, porém, que o país não deve correr atrás de todos os fundos disponibilizados pelas instituições mundiais para a indústria extractiva, para não incorrer no risco de estar excessivamente endividado sem justa causa.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado