Vinte e quatro pessoas morreram e outras 84 ficaram com ferimentos entre graves e ligeiros, como consequência de 38 acidentes de viação registados em todo o País durante a semana passada.
O balaço semanal da corporação indica que uma parte desses sinistros teve como causas 24 por excesso de velocidade, cinco por má travessia de peão, 4 por ultrapassagem irregular, um corte de prioridade e quatro por condução em estado ébrio.
No que toca à prevenção e combate aos acidentes de viação, foram fiscalizadas 25.668 viaturas, das quais 4.493 automobilistas foram autuados por violação às regras de trânsito. Foram apreendidos 53 veículos por diversas irregularidades, 55 condutores foram autuados pelo facto de estarem a conduzir sob efeito de álcool, 35 livretes apreendidos por diversas infracções ao Código de Estrada e sete indivíduos detidos por condução ilegal.
Detenções
Durante o período em análise a Polícia deteve 126 indivíduos indiciados no cometimento de delito comum, sendo 75 contra a propriedade, 43 contra pessoas e 8 contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
Foram igualmente detidos 1.155 violadores de fronteira, sendo 702 moçambicanos, maioritariamente que atravessaram a fronteira com África do Sul e Malawi, 252 malawianos, 133 zimbabweanos, 55 tanzanianos e 13 zambianos.
Da República da África do Sul, foram repatriados 118 cidadãos moçambicanos, dos quais 100 homens, 13 mulheres e 5 menores. Após triagem, seguiram seus destinos.