A empresa African Mines and Exploration (AME) acordou a compra de uma participação de 80% na Matilda Minerais Limitada, uma empresa privada de Moçambique de exploração de depósitos de areias pesadas, informou a empresa em comunicado divulgado segunda-feira.
A Matilda Minerais detém uma licença de exploração de Jangamo, com uma área de 180 quilómetros quadrados, situada próximo dos depósitos de areias pesadas de Matumba, cuja licença é detida pelo grupo anglo-australiano Rio Tinto.
Nos termos do acordo a AME efectuará um pagamento em dinheiro equivalente ao despendido no projecto até à data no valor máximo de 125 mil dólares australianos e à entrega de acções a serem emitidas até ao montante de 400 mil dólares australianos após a recepção das acções correspondentes a 80% da Matilda Minerais.
Os restantes 20% permanecerão livres até à conclusão do estudo definitivo de viabilidade económica, posto o que poderão ser vendidos ou diluídos no projecto de acordo com uma metodologia a determinar.
A AME informou ainda esperar vir a aplicar 450 mil dólares australianos na exploração do único activo detido pela Matilda Minerais no decurso do primeiro ano de controlo da empresa moçambicana.
A African Mines and Exploration é uma empresa cotada no Mercado de Investimento Alternativo da Bolsa de Valores de Londres.