Economia Tailândia pretende financiar construção de porto na Zambézia

Tailândia pretende financiar construção de porto na Zambézia

A Tailândia pretende financiar a construção de um porto em Macuzi, na província da Zambézia, para descongestionar o porto da Beira, no âmbito do frenesim da exportação de carvão mineral no Centro do País.

A vontade foi manifestada esta segunda-feira em Maputo pela primeira-ministra de Tailândia, Yingluck Shinawate, durante a cerimónia de enceramento do fórum de negócios Moçambique-Tailândia.

Segundo a primeira-ministra tailandesa, que se encontra em visita de trabalho a Moçambique, o financiamento da referida infra-estrutura portuária insere-se no âmbito da cooperação bilateral entre Moçambique e Tailândia nas áreas económicas e comercial.

Yingluck Shinawate não avançou os montantes que serão investidos na edificação do referido porto mas referiu que para além daquela infra-estrutura, o seu País vai também financiar a construção de uma linha-férrea entre Moatize e Macuzi, ou seja, que ligará a zona de produção do carvão mineral ao local onde será exportado para diversos países do mundo inteiro.

Os dois países assinaram nesta segunda-feira acordos de cooperação bilateral nas áreas de diplomacia, económica e comercial para além de memorandos de entendimentos nos sectores de energia.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

Para além de anunciar o financiamento do porto e da linha-férrea para o escoamento do carvão mineral de Moatize, a primeira-ministra tailandesa manifestou o interesse do empresariado do seu País em investir em Moçambique em diversas áreas económicas com destaque para infra-estruturas, turismo, energia e prestação de serviços.

Governo incentiva investimento privado tailandês no País

O Governo moçambicano incentivou o sector privado tailandês a investir em Moçambique em diversas áreas económicas com destaque para as infra-estruturas, agricultura, turismo, energia e prestação de serviços.

Foi o presidente da República, Armando Guebuza, que endereçou o convite aos empresários tailandês, durante o seu discurso de enceramento do Fórum de negócios Moçambique- Tailândia.

Na ocasião, o chefe de Estado moçambicano referiu que neste momento tem estado a acelerar as reformas do sector público visando a melhoria cada vez mais do ambiente de negócios como forma de atrair mais investimentos estrangeiro.

Refira-se que durante o fórum económico, houve apresentações de quatro instituições públicas nomeadamente do Centro de Promoção de Investimentos, Indústria Energia e Recursos minerais, visando a promoção de oportunidades de investimentos nestas áreas.

Canal Moz