Estudos feitos indicam que o risco de contaminação daquelas doenças reduz em 50 por cento entre homens que tiverem feito circuncisão. Na província da Zambézia serão cobertas pela campanha de circuncisão, ora em curso, mais de sete mil homens.
A substituta da directora provincial da Saúde na Zambézia, Judith Caetano, disse ontem em Quelimane na abertura Reunião Nacional de Divulgação do Plano de Expansão e Partilha de Experiências de promoção da circuncisão masculina em Moçambique que a campanha que vai até 2017 vai abranger oitenta por cento de homens.
De acordo ainda com Judith Caetano, citando dados do INSIDA, o país tinha em 2009 uma seroprevalência de 11.5 por cento, sendo 13.1 entre mulheres e 9.2 por cento entre os homens e um número estimado de 1.4 milhões pessoas vivendo com a doença. Actualmente, segundo ainda a mesma fonte, o país regista uma taxa diária de 278 novas infecções.
Para reverter este cenário, o Executivo moçambicano criou vários instrumentos que visam reduzir os níveis de contaminação e o impacto da doença, destacando-se o Plano Nacional de Resposta ao HIV/SIDA 2010-2014 e a adopção da circuncisão masculina como estratégia de prevenção. Judith Caetano afirmou que para além de proteger contra a infecção pelo HIV entre os homens, a circuncisão reduz o risco de desenvolver o cancro do pénis.
O Programa de Expansão de Serviços de Circuncisão Masculina Médica Voluntária foi aprovado este ano como um marco conceptual para incrementar o acesso aos Serviços de Circuncisão Masculina Médica voluntária segura, sustentáveis e voluntários como parte integrante da estratégia de prevenção do HIV e SIDA.
A reunião que iniciou ontem e termina amanhã, devendo servir para debate e partilha de ideias entre as províncias que desde o início do ano estão a implementar o programa e aquelas que ainda não o fizeram.
Na província da Zambézia, os distritos de Quelimane, Mocuba e Guruè estão a promover a campanha de circuncisão masculina. Os parceiros da Saúde já disponibilizaram meios e materiais para dar corpo a campanha que prevê circuncisar mais de sete mil homens. Desde que a campanha foi lançada em Maio último, mais de três mil homens foram abrangidos.
Noticias