Economia Cerca de U$ 620 milhões estão a ser investidos na expansão da...

Cerca de U$ 620 milhões estão a ser investidos na expansão da rede eléctrica

Estão em curso investimentos em cerca de 620 milhões de dólares norte-americanos no sector da energia, concretamente na expansão da rede eléctrica no País. Este investimento conta com o apoio financeiro dos parceiros de cooperação internacional.

Os 620 milhões, para além financiar a reabilitação de algumas infra-estruturas eléctricas como são os casos das centrais eléctricas de Chicamba e Mavuzi, estão a ser aplicados na ligação de corrente eléctrica para residências.

Segundo o presidente do Conselho da Administração da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Eng.º Augusto de Sousa Fernando, grande aposta da empresa neste momento é de electrificar todas as 128 sedes distritais até 2014.

Neste momento, ainda de acordo com o PCA da EDM, já foram electrificados um total de 111 sedes distritais, o que significa que apenas 17 sedes distritais é que continuam sem a rede eléctrica nacional de Cahora Bassa.

E para a materialização desta meta, as autoridades moçambicanas estão neste momento a mobilizar fundos junto dos parceiros de cooperação com vista a electrificar as 17 sedes distritais que ainda não estão ligadas à rede nacional.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Canal Moz