Economia Governo vai solicitar orçamento rectificativo

Governo vai solicitar orçamento rectificativo

O Ministro das Finanças, Manuel Chang, que aventou esta possibilidade esta semana, em Maputo, não avançou os montantes a serem solicitados, mas sabe-se que os prejuízos decorrentes das últimas cheias ascendem a 517 milhões de dólares norte-americanos, segundo uma avaliação mais actualizada anunciada pelo Governo.

Na avaliação, o Executivo estima que do montante necessário, cerca de 353 milhões de dólares serão alocados para a reconstrução no sector público, enquanto que os remanescentes 164 milhões constituem as necessidades do sector privado.

“A revisão orçamental que pretendemos submeter à Assembleia da República é para acomodar a situação de investimentos necessários para fazer face à situação de emergência. É necessário repor-se as infra-estruturas que ficaram danificadas, as barragens, estradas e linhas férreas. Algumas dessas infra-estruturas estão neste momento a funcionar em forma de emergência sendo, por isso, necessário que se aprove o orçamento rectificativo para fazer face a esta situação”, disse o ministro.

Governo vai solicitar orçamento rectificativo

Manuel Chang frisou ainda que o Governo dispõe de algum financiamento para cobrir parte do défice orçamental resultante da situação de emergência, para além de já ter solicitado apoio financeiro ao Banco Mundial para se completar o montante em falta.

Recomendado para si:  BAD aprova 22,8 milhões de dólares para fortalecer produção de arroz em Moçambique

“O que posso garantir é que vamos submeter a revisão orçamental tomando em conta aquilo que é a disponibilidade financeira que o Governo tem. Temos receitas do Estado suficientes para podermos solicitar a revisão orçamental”, afirmou.

Refira-se que como consequência das cheias registadas este ano nos meses de Janeiro e Fevereiro, sobretudo na zona sul do país, o Banco de Moçambique anunciou a revisão das projecções macroeconómicas iniciais para este ano, com a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a reduzir de oito para sete por cento.

A revisão efectuada pelo Banco Central tem como fundamento, entre outros aspectos, o facto de o país ter interrompido as exportações, sobretudo de carvão, com a danificação das linhas férreas.

Jornal Noticias