As autoridades sanitárias do distrito de Angoche, em Nampula, necessitam de um barco ambulância para a evacuação de casos de urgência diagnosticados pelas unidades sanitárias localizadas nas ilhas adjacentes a sede daquela região.
Rodrigues Artur Ussene, administrador distrital, disse ao “Notícias” que, para minimizar o problema “recorremos as embarcações que temos a nível do distrito, são embarcações que não estão preparadas para tal efeito”.
Segundo a nossa fonte, o Governo do distrito já contactou com a Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, sentido de encontrar uma solução para o problema, como seja a aquisição de uma embarcação para aquele propósito.
De referir que Angoche conta com um 23 ilhas, sendo as principais as de Catamoio, Calículo, Queleleni.
Segundo apurámos, aquele distrito costeiro ressente-se também da falta de uma casa mortuária no hospital rural, o qual atende as comunidades residentes naquela unidade territorial, como também dos distritos vizinhos de Mogincual e Doma, sendo que esta preocupação já foi dada a conhecer a governadora da província, Cidália Chauque.
Segundo o perfil epidemiológico, o distrito de Angoche confronta-se com doenças como a malária (5023 casos no primeiro trimestre do ano em curso, contra 4498 de igual período do ano passado), diarreias (1819 contra 1283).
Apesar de tal quadro, o distrito tem estado a registar melhorias no controlo das doenças que afectam as crianças e mulheres grávidas, nomeadamente em vacinações contra a poliomielite, hepatite, sarampo, tétano para além de consultas pré-natais, pós-parto e de planeamento familiar.