Politica Partido Frelimo: Promessas eleitorais estão a ser cumpridas

Partido Frelimo: Promessas eleitorais estão a ser cumpridas

Para demonstrar esse cumprimento das promessas eleitorais, Armando Guebuza referiu-se à expansão da rede eléctrica, viária, da telefonia móvel e fixa, do sinal de rádio, televisão e da Internet, entre outros. Disse que ao se realizarem os programas de desenvolvimento social e económico é indicativo de que quando a Frelimo promete, cumpre.

Aliás, o Presidente da Frelimo afirmou que o partido no poder possui uma agenda que resulta de um plano que operacionaliza um programa que se inspira, interpreta e implementa os anseios mais profundos do povo moçambicano.

Sobre a centralidade da unidade nacional, disse que no espírito de diálogo que o partido apregoa, continuar-se-á a esclarecer as vozes que pensam que ela pode ser substituída por uma visão limitada e estereotipada de povo e de nação expressa pela reclamação para si, e só para si, dos recursos e das oportunidades localmente existentes.

Essas vozes ignoram que o partido ultrapassou essa forma de ver Moçambique e o seu povo, ignoram que a luta de libertação nacional foi conduzida por nacionalistas de diferentes parcelas do país, homens e mulheres que consentiram sacrifícios, uns ao lado dos outros, na frente do fogo libertador, nas masmorras da PIDE e no exílio, bem como que são os moçambicanos de diferentes regiões que juntos lutam contra a pobreza.

Partido Frelimo: Promessas eleitorais estão a ser cumpridas

Falando, na abertura da sessão, sobre a continuidade e a renovação, afirmou que ao longo dos 50 anos da sua existência, a Frelimo tem estado a assumir, com responsabilidade, firmeza e serenidade a liderança do povo moçambicano na sua caminhada rumo à realização do sonho colectivo de 1962, o sonho da dignidade de um país próspero, sempre unido e em paz e com crescente prestígio na comunidade das nações.

Armando Guebuza indicou que a Frelimo tem estado a adequar as suas estratégias e tácticas, em resultado das análises clarividentes dos seus membros, colectivamente partilhadas dentro dos órgãos, sobre o contexto nacional e internacional em cada etapa histórica.

Tem estado a realizar estas mudanças operacionais mantendo inalterada a sua essência, preservando o seu sistema de valores e constantemente cristalizando a sua matriz identitária. “Uma organização com uma missão tão nobre e responsável, digna e dignificante como a que a Frelimo está a cumprir não pode ficar indiferente às mudanças que ela própria engendra dentro da nação moçambicana e às mudanças que ocorrem no mundo. A Frelimo sempre entendeu que um complexo emaranhado de desafios internos e externos pode condicionar, de forma singular, a realização dos desígnios do nosso maravilhoso povo. Por isso, fomos ao longo do tempo aprendendo que a nossa capacidade de existir está associada à nossa capacidade de adaptar”, afirmou.

Falando sobre a cristalização de valores e princípios identitários, disse, entre outras coisas, que a Frelimo mudou de estratégia, mas manteve-se a mesma, assente nos mesmos valores e orientada para realizar os mesmos compromissos que se traduziriam na realização do sonho colectivo de dignidade e bem-estar.

Mas, sublinhou, este passo gerou um outro debate que duraria muito tempo a criar consensos no seu seio: se um membro da Frelimo poderia ou não ser empresário.

Sobre as eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo, Armando Guebuza disse serem um dos maiores acontecimentos políticos deste ano. Os membros do Comité Central têm a responsabilidade de garantir que a máquina partidária entre em acção em todas as frentes para demonstrar ao povo moçambicano os muitos bons resultados construídos ao longo da governação autárquica e que têm um impacto directo na sua vida.