Economia Agricultura Nampula incrementa Nampula incrementa exportação de produtos para Europa de produtos para...

Nampula incrementa Nampula incrementa exportação de produtos para Europa de produtos para Europa

De acordo com Gerson Daniel gerente da empresa de comercialização de produtos e insumos agrícolas de Nampula, IKURU, que vai intermediar a operação de compra e exportação do gergelim e amêndoa de castanha de caju para aqueles países, os produtores daquelas culturas se sentem galvanizados, porquanto, trata-se de uma oportunidade para diversificação de mercados.

O informador salientou que a adopção de novos métodos pelos produtores de alguns distritos de Nampula no que concerne à produção de culturas alimentares, nomeadamente amendoim, gergelim, soja e feijões isentando a aplicação de adubos artificiais, concorre para a elevação da qualidade dos produtos segundo a preferência dos mercados europeus visando a colocação de matérias-primas para as suas indústrias alimentares.

A fonte ilustrou que o amendoim produzido com base em fertilizantes naturais tem 40 por cento de proteínas e 53 por cento de concentrado de óleo, tornando-se pelo seu elevado padrão de qualidade muito viável para abastecer a indústria alimentar.

Nampula incrementa exportação de produtos para Europa

Gerson Daniel explicou que as ultimas campanhas agrícolas nalguns países do continente europeu não foram bem sucedidas pois, a seca prolongada aliada a queda abundante de neve na Europa oriental que abastece a parte ocidental concorreu para a queda dos volumes globais de produção influenciando negativamente a disponibilidade de cereais.

A Ikuru preparou um plano que visa a comercialização de cerca de 900 toneladas de produtos como o milho, soja, gergelim, amendoim, e feijões da variedade holoco, bóer e nhemba para colocação no mercado europeu e asiático, sempre contando com a forte eventualidade de surgimento de pedidos de fornecimento para satisfação das necessidades locais.

No intuito de estimular os produtores da província de Nampula, a Ikuru através de parceiros que desenvolvem programas na área da agricultura, vai disponibilizar um total de 25 multicultivadoras equipadas de discos para gradar os solos, semeadoras e motobombas que serão alocados aos pequenos e médios produtores que vierem a manifestar aptidões para produzir durante a época seca próxima das zonas com potencial hídrico para conservação de água para irrigação.

Preferencialmente aqueles equipamentos para a agricultura serão colocados a disposição de produtores baseados nos distritos de Angoche, Moma, Mogovolas, Mossuril, Nacala-a-Velha segundo concluiu o nosso entrevistado.