Sociedade Saúde Nampula: Diarreias continuam a matar

Nampula: Diarreias continuam a matar

“Estamos a registar situações de persistência de casos de diarreias em três distritos da nossa província, nomeadamente Meconta, Monapo e Nacala-à-Velha, para além da ocorrência de casos confirmados de cólera na capital provincial, onde desde o princípio do mês de Março corrente tivemos o registo de cinco casos sem óbito” – explicou Joselina Calavate, porta-voz da Direcção Provincial de Saúde em Nampula.

Até ao passado mês de Fevereiro, segundo dados em nosso poder, tinham sido notificados em toda a província pouco mais de 24 mil doentes padecendo de diarreias, com destaque para as consideradas agudas, com 9 mortos, tendo os números registado um aumento no corrente mês de Março para 12.121 casos, com 38 mortos.

 Nampula: Diarreias continuam a matar

Embora os casos de cólera tenham registado um abrandamento, uma vez que as últimas análises feitas às diarreias que ocorrem na cidade-capital demonstraram a ausência do vibrião colérico, a Direcção Provincial da Saúde explica que tal não obsta que o centro de tratamento de cólera (CTC) esteja activado e que segundo as previsões só seja levantado depois dos próximos dois meses.

Recomendado para si:  Parque Nacional de Banhine reinicia ciclo da vida selvagem com introdução de novas espécies

No que se refere às escaramuças resultantes da desinformação sobre as origens da cólera, Calavate disse que o número de casos também baixou muito. Sem avançar dados estatísticos elucidativos sobre a matéria, a nossa fonte explicou que a calma resulta das campanhas de explicação e sensibilização sobre a real origem da doença e as formas como deve ser evitada ou combatida.