Na mesma sessão, a Frelimo saudou o povo moçambicano pela forma como respondeu ao apelo de solidariedade, de moçambicano para moçambicano, em apoio às famílias afectadas pelas cheias e inundações.
Lamentou a perda de vidas humanas e solidarizou-se com as populações afectadas endereçando condolências às famílias enlutadas.
A Comissão Política saudou o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades Naturais (INGC), as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), órgãos de comunicação social, quadros da Saúde, obras públicas, agentes económicos e outras ligadas à sociedade civil pelo seu engajamento no resgate, no reassentamento e apoio multifacetado prestado às populações afectadas pelas calamidades.
As saudações estenderam-se ao Governo da África do Sul pelo pronto apoio prestado em meios aéreos e bens alimentares, que ajudaram a mitigar o impacto das calamidades naturais.
Nesta sessão foi igualmente informada sobre o estágio actual das actividades da UNA (Universidade Nachingweia), com vista ao início das aulas e saudou o trabalho até então realizado.
Exortou também o povo moçambicano para que se mantenha vigilante e denuncie às autoridades situações de desinformação e outras que possam perturbar a ordem, segurança e tranquilidade públicas.