Sociedade Moçambique agraciado pela luta contra malária

Moçambique agraciado pela luta contra malária

Moçambique agraciado pela luta contra malária
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada no majestoso e imponente centro de conferências da União Africana em Adis Abeba, numa cerimónia à margem da cimeira, orientada pelo presidente cessante da União Africana, Boni Yayi, Chefe de Estado do Benin.

O Presidente Yayi partilhou o presidium da cerimónia com Ato Halemarian Desalegn, Primeiro Ministro da Etiópia e novo Presidente da União Africana, Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, Nkosasana Zuma, Presidente da Comissão da União Africana e o Ministro Baloi, em representação do Presidente Armando Guebuza.

O Presidente Guebuza é actualmente Vice-Presidente da ALMA (African Leaders Malaria Alliance), um fórum de luta contra a malária, ao qual estão filiados quarenta e três países africanos, dentre os quais Moçambique.

Se progressos alcançados na luta pela erradicação da malária em África estiveram no centro das intervenções dos participantes na cerimónia organizada pela ALMA, a Guiné Bissau e a República Democrática do Congo constituíram temas dominantes dos encontros do Ministro Baloi com o Secretário Geral da ONU e os antigos presidentes da África do Sul e Timor-Leste, Thabo Mbeki e José Ramos Horta, respectivamente.

A Guiné-Bissau foi, aliás, pomo de discórdia nos debates realizados na tarde hoje na plenária da Cimeira da União Africana. Evocando razões baseadas em princípios e coerência, os PALOP, secundados pela Zimbabwe e o Sudão do Sul, rejeitaram com firmeza a proposta nigeriana para a suspensão de sanções contra os autores do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 na Guiné Bissau.

A Nigéria, encabeçando um grupo de países da CEDEAO, tais como Senegal, Libéria e Níger, defendeu veementemente a proposta da suspensão de sanções, posição sustentada em argumentos humanitários e pragmáticos. Nem a paixão, sequer a firmeza da argumentação dos dois lados serviram para relegar a questão da crise do Mali para o segundo plano.

O Ministro Baloi acompanhou ao longo do dia deontem, o último da cimeira, a crise do Mali a emergir, inegavelmente, como o tema central desta Vigésima Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. As intervenções dos estadistas presentes estabeleceram uma plataforma de entendimento sobre a questão maliana, que assenta em solidariedade, consenso e promessas de apoios.

O consenso e a solidariedade expressos estiveram por detrás da aprovação, sem reticências, da Declaração Solene da Conferência da União Africana sobre a Situação no Mali, que praticamente aprova a Missão de Apoio ao Mali liderada pela África (AFISMA). Ademais, os participantes à cimeira aderiram entusiasticamente à Conferência Internacional de Doadores de apoio a AFISMA que tem lugar hoje, dia 29 de Janeiro, no centro de conferências da União Africana.

O Ministro Oldemiro Baloi participa neste encontro organizado pela Comissão da União Africana, com o propósito de mobilizar apoios para a AFISMA e as Forças de Defesa e Segurança do Mali.