Politica Ministério do Trabalho alerta para existência de falsos inspectores no país

Ministério do Trabalho alerta para existência de falsos inspectores no país

935FF2B7 52B9 4323 B8BA B3C4E806AF57 w640 r1 s.jpg

O Ministério do Trabalho denuncia a existência de falsos inspectores, que se fazem passar por funcionários da instituição.

São quatro casos registados e o mais recente aconteceu na cidade de Maputo, onde um cidadão ainda não identificado tentou burlar a empresa Domus, alegando ter ordens da ministra do trabalho para o encerramento da empresa.

É, na verdade, um novo fenómeno de burla. Malfeitores fazendo-se passar por inspectores do trabalho contactam com empresas, alegando estarem ao serviço do Ministério do Trabalho. Detectam irregularidades e exigem aos directores das empresas valores monetários para não actuarem.

Para o caso da Domus, o inspector-geral do Trabalho, Joaquim Siúta, explica que um cidadão contactou com a secretária da empresa, exigindo falar com o director. Como o director se tinha ausentado da empresa, o malfeitor deixou o seu contacto para que, assim que o director voltasse, o contacte com urgência. Assim que voltou, o  director da gestora da 33 andares entrou logo em contacto com a pessoa, que disse que tinha ordens da ministra do Trabalho para encerrar a Domus.

Recomendado para si:  Margarida Talapa apela a justiça social e ambiental na reunião dos Parlamentos do G20

Porém, o director da Domus não caiu nas malhas do malfeitor e entrou em contacto com a Inspecção do Ministério do Trabalho. Logo, seguiram-se diligências para a detenção do indivíduo, mas redundaram no fracasso.