Sociedade Saúde Menos doentes no HCM

Menos doentes no HCM

HC01.jpg

A título de exemplo, o Serviço de Urgências e Reanimação do Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu, até a manhã de ontem, um total de 386 doentes, contra os mais de 400 registados nas festividades do natal. Segundo Raúl Cossa, director daquele serviço, os dados representam ainda uma redução em relação ao igual período de 2011, onde foram atendidos 483 doentes.

“No que diz respeito ao número de entradas por trauma tivemos também uma redução. Registamos um total de 24 sinistrados em acidentes de viação que resultaram em dois óbitos, igual número de agressões físicas contra 21 do ano anterior e 44 vítimas de outros tipos de acidentes”, disse Cossa.

A nossa fonte chamou atenção ainda à necessidade de os doentes recorrerem às unidades sanitárias locais que trabalham 24 horas por dia, de forma a descongestionar as grandes unidades hospitalares. Para ele, os centros de saúde de Bagamoyo, Polana Caniço e Xipamanine, na cidade de Maputo, as unidades sanitárias da Matola II, Machava, Ndlhavela, Matola-Gare, Ressano Garcia, Xinavane e Manhiça, na província de Maputo estão em condições de atender os doentes que não estejam em estado grave.

No que tange ao Banco de Sangue, Cossa garantiu haver quantidade suficiente para responder a procura que se têm verificado durante este período. Para o efeito, estão garantidas 300 unidades de sangue e acredita-se que não haverá situação de carência.