Internacional Incêndio em discoteca no Brasil: Polícia afirma que tragédia matou 232 pessoas

Incêndio em discoteca no Brasil: Polícia afirma que tragédia matou 232 pessoas

Incêndio em discoteca no Brasil: Polícia afirma que tragédia matou 232 pessoas

Um incêndio numa discoteca no centro de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, fez 232 mortos, segundo últimos dados avançados pela imprensa brasileira. O espaço de diversão nocturna teria apenas uma saída.

Segundo os últimos dados avançados pelos bombeiros à Globo News, morreram 232 pessoas – 120 homens e 112 mulheres – e 131 ficaran feridas.

“Gostaria de dizer à população de Santa Maria que neste momento de tristeza estou com eles”, disse a Presidente Dilma Roussef aos jornalistas.

O incêndio, ao que é possível apurar, teve origem no revestimento do tecto da discoteca, que pegou fogo quando um membro da banda que actuava disparou um sinalizador (‘flare’) para cima. A banda, segundo testemunhas, estava a usar estes efeitos pirotécnicos durante a actuação.

A discoteca apenas teria uma saída, o que agravou a situação de pânico que se gerou após a deflagração do incêndio. O difícil acesso também dificultou as operações das autoridades – uma reportagem televisiva da Rede Globo mostra mesmo homens derrubando uma parede da discoteca para conseguirem operar no interior do recinto.

A edição online de O Globo, corrigiu a primeira versão que dava conta de estarem apenas 400 pessoas na discoteca, informando que o recinto, que tinha capacidade para 2.000 pessoas, estava lotado.

O site G1 está a revelar a identificação das vítimas mortais conforme estas vão sendo conhecidas.

O coordenador da Defesa Civil brasileira, Adelar Vargas, citado pelo jornal Folha de São Paulo, explicou que o fogo terá começado na espuma do isolamento acústico, depois de um dos membros da banda que actuava na altura ter acendido um foguete de sinalização que apontou ao tecto.