Sociedade Mais de um milhão de pessoas vão beneficiar de água potável até...

Mais de um milhão de pessoas vão beneficiar de água potável até 2016

Mais de um milhão de pessoas vão beneficiar de água potável até 2016
O projecto de água e saneamento MozWash, da organização não-governamental Visão Mundial, já abriu 78 novas fontes de água em três distritos da Zambézia.

As províncias de Nampula, Zambézia e Gaza terão mais água até 2016
O projecto de água e saneamento MozWash, da organização não-governamental Visão Mundial, já abriu 78 novas fontes de água em três distritos da Zambézia, designadamente, Morrumbala, Mocuba e Namacurra. Aqueles distritos são tidos como críticos no que tange à existência de furos de água para as comunidades.

Na essência, aquele projecto tem disponível um total de 51 milhões de dólares, fundos disponibilizados pelo governo americano, para viabilizar o projecto de abertura de mais de mil novos furos em alguns distritos das regiões centro, norte e sul do país.

No centro do país, o projecto prevê abrir pouco mais de 500 fontes de água. Na província da Zambézia, mais concretamente nos distritos de Morrumbala, Mocuba e Namacurra, serão instaladas 300 fontes. Em Tete, concretamente, nos distritos de Songo, Angónia e Changara, o projecto espera abrir 200 fontenários.

No norte, na província de Nampula, os distritos de Nacaroa, Muecate e Murrupula serão abrangidos, nesta iniciativa, com 250 novos furos de água.

Já na região sul, na província de Gaza, está projectada a construção de 300 fontes de água distribuídas em três distritos, Manjacaze, Chibuto e Xai-Xai.

Refira-se que, naquelas três províncias, o número de aberturas de furos de água pode variar em função das necessidades das comunidades na aquisição do precioso líquido.

Falando ao nosso Jornal, Idalina Alfai, gestora do programa MozWash, afirmou que, além da abertura dos furos de água nas três províncias do país, os 51 milhões de dólares, ora disponíveis para cinco anos (2012-2016), serão aplicados nos programas de higiene e saneamento, sobretudo na abertura de latrinas melhoradas, para a redução de doenças como as diarreias, cólera, entre outras.

Para assegurar a abertura de furos de água, estão, no terreno, duas equipas da empreitada indiana Afrodril, com camiões que contém máquinas de perfuração de furos de água. As viaturas vão continuar a percorrer os três distritos, Morrumbala, Mocuba e Namacurra, visando colocar o precioso líquido à disposição das populações carenciadas.

Na essência, o projecto vai abrir, até 2016, nas três regiões do país, um total de 1.050 novos furos a nível das comunidades das províncias da Zambézia, Nampula e Gaza.

Pretende-se dar água a mais de um milhão de pessoas carentes do precioso líquido naquelas três províncias do país, dentro dos próximos cinco anos,  segundo garantiu ao nosso Jornal a gestora do projecto Idalina Alfai.