A produção pesqueira naquele maior rio que atravessa o nosso país, entrando pela província de Tete, na zona centro, está nos últimos anos a registar um crescimento derivado, fundamentalmente, do facto de, nos últimos tempos, não haver a turvação das águas da albufeira, possibilitando aos operadores e pescadores artesanais exercerem com tranquilidade a sua actividade.
De acordo com a directora provincial de Pescas, o objectivo central do governo é reforçar a contribuição do sector na melhoria da segurança alimentar e nutricional para a população, bem como aumentar a contribuição líquida para o equilíbrio da balança de pagamentos.
Entretanto, os operadores da pesca semi-industrial de peixe kapenta, ao longo da albufeira de Cahora-Bassa, nos distritos de Cahora-Bassa e Mágoè, estão apreensivos com a crescente onda de roubo do pescado nos últimos anos, protagonizados pelos seus trabalhadores, nos centros de produção e processamento.
Em contacto com o nosso jornal, Steven Kausendo, um dos empresários da pesca semi-industrial de kapenta, na região de Nhambandu, distrito de Cahora-Bassa, disse que a maior parte dos trabalhadores pratica roubos nos centros de processamento e no regresso da recolha das redes de pesca na calada da noite.
«Estes nossos compatriotas estão a prejudicar-nos porque são aliciados por alguns cidadãos nacionais e estrangeiros, como zambianos, zimbabweanos e congoleses, que existem ao longo da albufeira de Cahora-Bassa à procura do pescado, que levam em sistema de contrabando para os seus países» – disse Steven.
A situação de roubos de pescado já atinge níveis bastante altos e a contribuir negativamente na balança dos rendimentos no final de cada ano e, como consequência, algumas empresas pesqueiras estão a reduzir a mão-de-obra e outras correm o risco de encerrarem as portas por incumprimento de algumas obrigações, como salários, impostos, combustíveis e outros lubrificantes.
Presentemente, operam na Albufeira de Cahora-Bassa, em Tete, na pesca semi-industrial de kapenta 52 empresas, com uma frota de 252 embarcações de diverso calibre.