O primeiro ocorreu em 2010 e resultou num incremento do capital de 27 milhões de dólares, uma soma que foi aplicada no financiamento do projecto para a Redefinição e Modernização da sua Plataforma Informática.
Informações da instituição referem que o processo de aumento do capital social foi concluído com “sucesso” e em conformidade com o disposto na Lei das Instituições de Crédito.
Para os gestores do banco, este aumento constitui um acontecimento assinalável e que traduz um sinal de compromisso dos accionistas do Banco relativamente às oportunidades de negócio e de financiamento que a economia nacional oferece.
“Este aumento constitui uma importante alavanca para a consolidação do Banco enquanto agente económico relevante no sector financeiro nacional. Outrossim constitui uma boa nova para os clientes do Barclays em Moçambique que vêem, deste modo, alargadas as possibilidades de contraírem empréstimos de maior valor relativo e constitui um bom prenúncio para o ano de 2013 que em breve inicia”, referem os gestores da instituição.
O Barclays é um dos maiores bancos privados de Moçambique, cuja estrutura accionista inclui o grupo sul-africano ABSA com 80 por cento.
Em Moçambique, o Barclays conta com cerca de mil trabalhadores, mais de 50 balcões, cerca de 100 caixas automáticas (ATM,s) e 700 máquinas de pagamento POS.