Sociedade Transportadores internacionais trocam acusações

Transportadores internacionais trocam acusações

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Transportadores internacionais trocam acusações
Quatro associações de transportadores internacionais que trabalham no Terminal Internacional da Baixa, na cidade de Maputo, estão, desde ontem, em conflito. Trata-se de três associações, nomeadamente, Tuva, Hluvukane e Kindlimuka, estas acusam a associação denominada Mosata de estar a inviabilizar o trabalho das restantes, impedindo as suas viaturas de carregarem para os destinos para os quais foram licenciadas.

Na verdade, trata-se de um problema antigo. Leonor Armando, uma das operadoras da praça, explicou ao nosso jornal que desenvolve a actividade de transporte internacional desde 1994, muito antes de se construir a praça da baixa.

Quando a edilidade decidiu construir aquela infra-estrutura, foi acordado que todos os operadores que faziam transporte internacional deviam passar a trabalhar dentro da praça. Porém, de há um tempo para cá, o cenário mudou. Apareceu um grupo de pessoas que luta a todo o custo para inviabilizar o trabalho dos outros, e, desta vez, essa associação chama-se Mosata.

Este grupo de transportadores que formam a Mosata alega que os membros das três outras associações não podem operar em determinadas rotas para África do Sul, nomeadamente, Joanesburgo, Rustenberg e Durban, alegadamente porque não possuem nenhuma parceria com as associações locais daqueles pontos.

É que, no âmbito dos acordos bilaterais, no quadro da implementação do protocolo da SADC, Moçambique e África do Sul, representados pelos respectivos ministérios dos transportes, assinaram um acordo que rege esta actividade entre os dois países.

Esse acordo exige, dentre outras obrigações, a constituição de parcerias entre associações de transportadores nacionais e as daquele país, para permitir que estes, quando lá chegam, sejam apadrinhados pelo parceiro, para, por via disso, conseguirem carregar noutras praças internacionais.