Aliás, o provimento e melhoria da qualidade da energia eléctrica é uma das principais inquietações dos munícipes, que exigem explicações claras sobre a matéria e acreditam que é o principal desafio desta empresa pública.
O PCA da EDM referiu-se às frequentes restrições de luz nos bairros da cidade, considerando que os habituais cortes de energia são geralmente causados pela obsolência do sistema e pelas ligações clandestinas. “Existem vários factores para os constantes cortes de energia, nomeadamente, a obsolência do sistema de distribuição de energia, que, como sabe, tem cerca de 40 anos. Adicionalmente, temos verificado que, nos bairros, os sistemas estão a ser sobrecarregados devido a ligações não autorizadas, ou seja, um sistema criado para 30 clientes é usado por 40 ou 50, o que aumenta a pressão no sistema e provoca cortes”, afirmou.
Para ultrapassar o problema, a EDM tem em manga um projecto de substituição de todo o sistema, a partir do próximo ano. “O projecto consiste em, a partir de 2013, começarmos o processo de substituição gradual do sistema, com vista à melhoria destes serviços em Maputo”, sublinhou Fernando.