Politica Salários dos Deputados consomem mais de metade do orçamento da Assembleia da...

Salários dos Deputados consomem mais de metade do orçamento da Assembleia da República

Salários dos Deputados consomem mais de metade do orçamento da Assembleia da República
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje o seu próprio orçamento fixado em cerca de 815,5 milhões de meticais (cerca de 2,72 milhões de dólares americanos ao câmbio corrente).

A componente salarial dos deputados vai consumir aproximadamente 250,9 milhões de meticais.
Assim sendo, cada deputado irá auferir uma média de 83.968 meticais mensais. Os membros das diferentes comissões gozam de uma remuneração superior aos que não estão vinculados a nenhuma delas. O mais alto dos salários mínimos legais em vigor em Moçambique é de 6.171 meticais por mês, e pertence aos serviços financeiros.

Para além dos salários, os deputados têm direito a uma senha de presença que no orçamento de 2013 vai consumir 56,3 milhões de meticais; subsídio do círculo eleitoral, estabelecido em cerca de 40 milhões; subsídio de renda de casa, empregado e água e luz para os deputados provenientes de fora de Maputo, no valor de 54,2 milhões, entre outras despesas.

Este orçamento prevê ainda componentes tais como bens e serviços, despesas com o pessoal, salários e remunerações de pessoal dentro e fora do quadro e outras despesas tais como ajudas de custo dentro e fora do país, subsídios de combustível e manutenção de viaturas.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura

O primeiro vice-presidente da AR, Lucas Chomera, disse, durante a apresentação do orçamento, que o mesmo representa um incremento de 11,58 por cento comparativamente ao presente ano.