Internacional PRM deteve 42 estrangeiros no Aeroporto Internacional de Maputo

PRM deteve 42 estrangeiros no Aeroporto Internacional de Maputo

PRM deteve 42 estrangeiros no Aeroporto Internacional de Maputo
A polícia da República de Moçambique (PRM) deteve durante a semana passada 42 cidadãos estrangeiros no Aeroporto Internacional de Maputo, quando tentavam entrar no país ilegalmente.

O porta-voz PRM ao nível da Cidade de Maputo, Orlando Mudumane, falando durante o habitual briefing a imprensa sobre a situação criminal, explicou que 24 são indianos, sete nigerianos, seis chineses, três somalis, um paquistanês e um ruandês.

“Dos 42 estrangeiros, 10 foram detidos por possuírem vistos falsos e os restantes 32 por falta de clareza quanto a sua vinda a Moçambique, o local de hospedagem e meios de subsistência. Todos eles já foram repatriados”, detalhou.

No encontro com jornalistas, Mudumane revelou que um cidadão que em vida respondia pelo nome Francisco Cossa, de 25 anos de idade, foi alvejado mortalmente por quatro indivíduos ainda a monte.

O caso ocorreu na madrugada da última quinta-feira, no bairro Ferroviário, arredores da capital, quando a vítima fazia-se transportar na sua viatura na companhia de sua namorada. A vítima perdeu a vida a caminho do hospital.

Sem avançar detalhes, Mudumane acrescentou que ainda não se conhece o móbil do crime. Porém, existem “fortes” indícios de que a namorada do malogrado, identificada apenas pelo nome M. Macamo, de 24 anos, poderá estar envolvida com os malfeitores.

Recomendado para si:  Falsos agentes do SERNIC neutralizados em Pemba

Por isso, Macamo encontra-se detida na 14ª esquadra da PRM, no Bairro Ferroviário.

Ainda no capítulo criminal, durante a semana passada, a PRM, deteve três indivíduos acusados de roubar a um cidadão de origem burundesa.

Mudumane explica que os bandidos ameaçaram a vítima, que na altura se encontrava interior do seu estabelecimento localizado no bairro de Magoanine, onde roubaram dinheiro num montante não identificado e alguns bens.

Os meliantes foram interpelados por uma brigada da PRM que se encontrava nas redondezas, mas conseguiram se escapulir apos uma breve troca de tiros.

Orlando Mudumane revelou que, durante a semana passada, também foram detidos 70 indivíduos indiciados de prática de vários crimes, dos quais 36 contra a propriedade, 22 contra pessoas e 12 contra ordem e tranquilidades públicas.

No mesmo período, as autoridades moçambicanas, reportaram 16 acidentes de viação contra 14 em igual período do ano passado, sendo 11 atropelamentos, dois choques entre carros e três despistes e capotamento.

Estes acidentes de viação resultaram em cinco óbitos, 11 feridos graves e sete feridos ligeiros.

Entre as principais causas dos acidentes destacam-se excesso de velocidade, má travessia de peão, corte de prioridade e condução em estado de embriaguez.