Sociedade Obras inéditas do poeta José Craveirinha serão lançadas na próxima semana

Obras inéditas do poeta José Craveirinha serão lançadas na próxima semana

Obras inéditas do poeta José Craveirinha serão lançadas na próxima semana
Duas obras inéditas de José Craveirinha vão ser lançadas na próxima semana, num acto que constitui a estreia de uma nova editora em Moçambique, anunciou a família do poeta moçambicano falecido em 2003.

“Vila Borghesi e Outros Poemas de Viagem” e “Tâmaras Azedas de Beirute” vão ser apresentados na segunda-feira em Maputo, assinalando os 90 anos do poeta, num cerimónia a que assistirá o Presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza.

O lançamento tem o patrocínio exclusivo do Fundo para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC) e a chancela da JC Editores, que, com estes livros, se estreia no mercado moçambicano.

José João Craveirinha (1922-2003), Prémio Camões em 1991, herói nacional moçambicano, é considerado o maior poeta do país, para cuja independência contribuiu, tendo sido perseguido e preso pelas autoridades coloniais portuguesas pela sua militância na Frelimo.

Entre as suas obras contam-se Xigubo (1964), Karingana wa Karingana (1974) e Maria (1988).

O poeta teve igualmente uma actividade de referência no desporto, cabendo-lhe a “descoberta” da campeã olímpica Maria de Lurdes Mutola.