Sociedade Mais de mil famílias abrangidas pelo traçado da “Circular” na Matola

Mais de mil famílias abrangidas pelo traçado da “Circular” na Matola

Mais de mil famílias abrangidas pelo traçado da “Circular” na Matola

As comunidades abrangidas manifestaram-se preocupadas com os critérios adoptados para o cálculo dos valores das compensações.

Cerca de 1 200 famílias de cinco bairros do Município da Matola são abrangidas pelo traçado da estrada circular Maputo – Matola, facto que vai impor a sua transferência ou de seus bens das zonas que actualmente ocupam.

Os dados foram tornados públicos à margem da reunião popular realizada no bairro da Matola-Gare, na qual, as populações locais foram informadas sobre a base dos critérios de compensação aprovados no âmbito da obra.

 As comunidades abrangidas manifestaram-se preocupadas com os critérios adoptados para o cálculo dos valores das compensações, bem como a necessidade duma maior divulgação da obra nos bairros.

 Devido a dificuldades de comunicação, populares abrangidos pelo projecto manifestaram-se, recentemente, impedindo o curso normal das obras. Aliás, os técnicos chineses foram forçados a abandonar a obra por largas horas, uma vez que a população reclamava explicações detalhadas sobre as compensações relativas aos seus bens e infra-estruturas.  

O presidente do Município da Matola, Arão Nhancale, informou, na ocasião, que nenhuma família será retirada do espaço que ocupa sem a devida compensação relativa aos bens e infra-estruturas que possui, porque a transferência das famílias está prevista no projecto.

“Ninguém será forçado a sair do lugar que ocupa sem consenso. o que queremos é colaboração por parte dos residentes de todos os bairros. Queremos que colaborem com o Conselho Municipal e todos os técnicos da empresa que está a construir a estrada. Este projecto veio para desenvolver a nossa zona e não prejudicar ninguém”, disse Nhancale.

A “circular” Maputo-Matola atravessa cinco bairros do município da Matola, nomeadamente Intaka, Muhalaze, Mwamatibjana, Nkobe e Matola-Gare.