Sociedade Saúde Maria da Luz regressa com apoio hospitalar de cerca 4 milhões de...

Maria da Luz regressa com apoio hospitalar de cerca 4 milhões de dólares

Maria+da+Luz.jpg
Dos Estados Unidos da América.

Foi o trabalho social levado a cabo pela primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, aos cantos mais recônditos do país que chamou a atenção do Project CURE, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que trabalha na área hospitalar.
Desta feita, a esposa do Presidente da República foi a convidada de honra para este ano, sendo a terceira primeira-dama de um país africano a beneficiar do prestigiado convite, depois de Ernestina Mills do Gana(2006) e Salma Kikwete da Tanzânia( 2011).

Na cidade de Denver, Estado do Colorado, onde permaneceu uma semana, Maria da Luz desdobrou-se em vários encontros à busca de parceiros e soluções que possam contribuir para a redução do número de mortes de mulheres e crianças moçambicanas, algumas das quais por falta de unidades sanitárias nas suas zonas de origem.

Da luz visitou, igualmente, na cidade de Denver, um dos quatro armazéns de equipamento médico hospitalar do Project CURE. Trata-se de uma mega-infra-estrutura que ocupa uma área de 75m2, onde recebeu a explicação de como funciona a recolha dos materiais, na sua maioria, doados por parceiros e pessoas de boa-vontade.
Com base em informações avançadas naqueles armazéns pelo pessoal do Project CURE, a primeira-dama ficou a saber que funcionam naquela área 32 hospitais que  garantem apoio directo ao projecto, em termos de equipamento que deixa de ser usado pelos mesmos.

Recomendado para si:  Kawena encerra operações em Moçambique após 35 anos de actuação

Foi, ainda, nesta passagem pelos armazéns do Project CURE,  que durou pouco mais de duas horas, que Da Luz recebeu oficialmente o material hospitalar angariado por mais der 15 mil voluntários, dentre jovens e idosos.
Em entrevista exclusiva ao nosso diário, Douglas Jackson, presidente e CEO do Project CURE, disse que o material hospitalar recolhido em diversas cidades do Estado de Colorado poderá chegar ao nosso país dentro de oito a dez semanas.
Mesmo sem revelar detalhes sobre que tipo de equipamento hospitalar será enviado, Jackson garantiu que o mesmo seria distribuído em quase dez contentores de 40 pés.

Quanto ao trabalho de recolha e selecção dos materiais de que Moçambique necessita com maior urgência, o presidente do Project CURE assumiu que os voluntários americanos estão entusiasmados com a ideia de apoiar Moçambique, tendo em conta que, antes desta acção, uma equipa norte-americana percorreu o país, acompanhando de forma discreta o trabalho da primeira-dama, tendo notado que havia muita necessidade de apoiar o gabinete da esposa do Presidente da República, sobretudo na área da saúde, a qual dava mais atenção nas suas deslocações.