Camponeses da província de Maputo pedem à primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, a presença de mais extensionistas no terreno para os apoiar em técnicas agrárias, para o aumento da produção e produtividade. Da Luz Guebuza revelou o facto sexta-feira, no distrito de Marracuene, no final da visita de trabalho que vinha realizando desde terça-feira à província de Maputo, destacando que o maior desafio que agora se coloca é responder a esta e outras preocupações.
O facto de as populações terem colocado esta questão é um encorajamento muito grande, pois indica claramente que os moçambicanos já acataram a mensagem do Governo sobre o aumento da produção de alimentos para erradicar a fome no país.
Maria da Luz Guebuza, que durante a sua visita de trabalho a província de Maputo, escalou os distritos de Namaacha, Magude e Marracuene, onde manifestou a sua satisfação com trabalho em curso naquela parcela do país na produção agrícola e área social.
“Notamos com grande satisfação uma situação única, em que os estudantes da Escola Secundária de Magude estão envolvidos num trabalho voluntário de ajudar o Centro de Apoio à Velhice de Mawandla a cuidar dos idosos”, disse.
Segundo Maria da Luz Guebuza, esta experiência é muito positiva e deveria ser replicada por outras escolas do país, porque serve de ensinamento aos jovens, para se livrarem do pensamento de que os velhos são feiticeiros, o que leva algumas famílias a abandoná-los e até violentá-los.