O governante classifica de vergonhosa a qualidade da assistência que se presta aos cidadãos que procuram pelos serviços públicos de saúde.
“Todos temos acompanhado a preocupação do nosso público, as queixas e a insatisfação em relação à maneira como se é tratado nas nossas unidades sanitárias. A maneira como se faz o atendimento traz a causa-nos uma grande preocupação, uma grande tristeza e desconforto nisso. sentimo-nos envergonhados quando ouvimos o público a falar daquilo que reconhece não estar bem nos serviços de saúde.”
O responsável falava num encontro realizado ontem, no âmbito da implementação das actividades previstas no Plano da Estratégia de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde no país.
Estiveram presentes no encontro representantes da sociedade civil, confissões religiosas, líderes tradicionais, parceiros nacionais e internacionais, para partilhar ideias no sentido de implementar a estratégia de melhoria do atendimento nas unidades sanitárias.
A implementação da Estratégia de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde em Moçambique pressupõe a criação de comités nacionais, provinciais, distritais e nas diferentes unidades sanitárias. Os comités, as instâncias de mais alta importância, irão actuar no apoio à gestão do processo de implementação dos projectos e, desse modo, poderão contribuir na coordenação da implementação das actividades no sector da saúde, melhorando a qualidade de atendimento nos hospitais, através do acompanhamento e interacção com os hospitais.